Honraria concedida pela Câmara Municipal de Penápolis foi entregue à família na última sexta-feira (17)
Emoção e gratidão marcaram a cerimônia de entrega da Medalha Maria Chica, realizada pela Câmara Municipal de Penápolis na última sexta-feira (17). A homenagem foi entregue pelo presidente do Legislativo, Carlos Alberto Feltrin (MDB), ao empresário José Roberto Colnaghi, um dos filhos de Dona Nelly Jorge Colnaghi, e à presidente da instituição, Maura Fatori, pelo trabalho desenvolvido, há 25 anos, pela Fundação Nelly Jorge Colnaghi no município. Francisco Carlos Jorge Colnaghi, também filho da matriarca, acompanhou remotamente, ao vivo, toda a cerimônia.
O reconhecimento é concedido a cidadãos e instituições que se destacam em suas áreas e promovem impactos relevantes no desenvolvimento econômico e social da comunidade.
O evento contou também com a mascote de Dona Nelly, além das presenças de Tânia Colnaghi, esposa de José Roberto Colnaghi, e das netas de Dona Nelly: Flavia (acompanhada do marido Lucas), Fernanda e Ana Paula, além de várias crianças que são atendidas pela Fundação.
José Roberto Colnaghi reforçou a importância do legado deixado por Dona Nelly. “Esta honraria simboliza a força de nossa mãe, uma mulher dedicada ao próximo, que nos ensinou a aliar educação ao desenvolvimento humano pleno”, afirma ele. “A Fundação forma cidadãos que, no futuro, contribuirão para um mundo melhor. Por isso, o reconhecimento deste trabalho vai além de Penápolis, é um exemplo para toda a sociedade.”

José Roberto Colnaghi e Maura Fatori, diretora da Fundação, com formandos e a mascote de Dona Nelly. (Foto: Câmara Municipal de Penápolis)
A pioneira Maria Chica
Maria Francisca do Carmo, conhecida como “Maria Chica”, foi uma das primeiras mulheres desbravadoras da região de Penápolis, na segunda metade do século XIX. Viúva e mãe de 12 filhos, assumiu sozinha a administração da Fazenda Boa Vista do Lageado, conduzindo com coragem e visão empreendedora uma das principais propriedades da época. Sua determinação e liderança a tornaram símbolo da força feminina e do espírito pioneiro que marcaram o desenvolvimento local.
Mesmo após seu falecimento, em 1901, sua história continua viva: a área de sua antiga fazenda é conhecida até hoje como “Terras de Maria Chica”. Em reconhecimento ao seu legado, a Câmara Municipal de Penápolis instituiu o “Dia de Maria Chica”, reforçando a importância de sua trajetória para a memória histórica e cultural da cidade.
A Fundação Nelly Jorge Colnaghi
Há 25 anos, os irmãos Francisco Carlos Jorge Colnaghi e José Roberto Colnaghi fundaram a instituição que concretizou o sonho de sua mãe, a professora Nelly Jorge Colnaghi: oferecer educação e cuidado de qualidade na primeira infância. Desde 2011 sob a direção de Maura Fatori, a Fundação já atendeu cerca de mil crianças, com base em valores como educação, saúde, respeito e valorização da família, tendo como missão “Trabalhar para Educar e Cuidar das Pessoas”.

Já passaram pela Fundação cerca de mil crianças. Atualmente, 256 crianças são atendidas.
Reconhecida por sua atuação, recebeu prêmios como o Prêmio OMO – Aqui se Brinca (2009), Prêmio CIEE (2018 e 2019) e o Prêmio Projeto Se Liga – TV TEM (2018). Atualmente, atende 256 crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses, entre filhos de colaboradores da Colpar Brasil e moradores de comunidades carentes, em período integral de 10 horas diárias, com apoio de equipe multidisciplinar.
Instalada em um terreno de 4.705,82 m², com 1.678 m² de área construída, a Fundação conta com estrutura completa, com salas temáticas, brinquedoteca, espaços para horta e atividades ao ar livre, refeitórios, lactário, cozinha e áreas de apoio, todas adequadas às normas de acessibilidade e voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.
